SENTO SÉ: Nota resposta sobre atraso de salário e má qualidade da água

Em nota, a Prefeitura Municipal de Sento-Sé, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, esclarece que em relação ao pagamento dos salários, a autarquia segue o Decreto-Lei 5452 de 1° de maio de 1943, Art. 459, parágrafo 1°, Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, onde o pagamento é feito até o 5º dia útil de cada mês.

Sobre a contratação de funcionários por indicação, são 28 contratados, entre a sede e os interiores, pois os efetivos não têm como atender toda a demanda do município (que é o 3º maior município da Bahia em território) e a maioria dos funcionários efetivos (concursados) não tem capacitação adequada.

Já em relação a água distribuída a população, o SAAE tem relatórios mensais que comprovam que a água é devidamente tratada, com alguns produtos químicos que são largamente utilizados em várias estações de tratamento de cidades vizinhas. Como: sulfato de alumínio, utilizado como coagulante, serve para desestabilizar as impurezas presentes na água (promove a coagulação dessas impurezas para posterior sedimentação); o cloro gás, o hipoclorito de sódio e o hipoclorito de cálcio (servem para desinfetar a água, deixando-a livre de possíveis microrganismos que possam estar presentes).

Algumas medidas corretivas foram/estão sendo tomadas, como possível alcalinização da água bruta (processo que melhora a eficiência da coagulação). A colocação de barreiras perpendiculares aos decantadores, em vários compartimentos, para que a água fique por mais tempo na Estação de Tratamento, pré-cloração da água bruta/pós-cloração da água tratada e o aumento o nível do leito filtrante. Além de utilização de dosagens maiores de coagulantes e oxidantes, que são amplamente utilizados em várias Estações de Tratamento de água pelo país; como também aumento da vazão de água distribuída à cidade, consequentemente a redução das paradas e intermitências no sistema.

A Prefeitura e SAAE reiteram o seu compromisso e comprometimento no tratamento da água que é distribuída e lamenta os transtornos causados a população.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

banner
banner

Faça um comentário

Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog (clique aqui). Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído